segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Domingo agitado...

... na cidade natal. Hoje aconteceu a 3ª da Parada do Orgulho GLBT de Niterói. Aproveitei o evento para cumprir antigas promessas. Na noite de sábado, fui ao bar da moda com os amigos. Um lugar normal, mas que tá na moda. Talvez pelo fato do dono ser o Murilo Benício... Boa conversa e ótimas risadas. A dúvida da mesa foi: como alguém sobrevive a uma cirurgia ao ficar dois meses sem orgasmo? Sim... A gente só falou besteira mesmo. E foi ótimo. Também falamos sobre o folder da festa dos playboys, sobre as novos Nokias, sobre a nossa ignorância matemática... Em seguida, uma festa "oficial" da Parada. Eu só me diverti porque sempre me divirto com os amigos. Mas a festa, em si, foi chata.

Dormi na casa da minha mãe. Almocei na casa da minha tia. Conversei com a minha prima. Brinquei com o meu sobrinho-afilhado. Tudo lindo! Mas no meio da tarde... Rumo à saudosa praia de Icaraí. O encontro com os amigos foi na calçada da Grand Jóias. Ficamos lá um tempão! Muito tempo. Horas... E de repente, alguém lembra o óbvio: por que a Parada não sai? O trocadilho foi inevitável: essa é a Parada mais parada que eu já fui! Apesar do não-movimento, a situação foi ficando animada. Os dois carros começaram a brigar. O carro da frente não queria sair sei lá o porquê. O carro atrás começou a fazer escândalo. Bate-boca pelo sistema de som mesmo! O público ficou numa mistura de tensão com empolgação. Afinal, Parada Gay com barraco tem tudo a ver, né? Teve até gente que pegou o microfone para defender em causa própria: "Vamos sair logo com essa Parada. Eu tenho vôo marcado para Brasília!" Ah! Relaxa e goza! Nesse meio tempo, o carro da frente continuava parado. O carro atrás saiu mesmo assim. Eu estava vendo a hora em que eles iam bater... Nada mudou... Os carros não saiam mesmo... A tensão-empolgação foi ficando sem graça.

Quando tudo parecia normalizado, eis que surge o convite: "Vem! Sobe! Vem aqui!" "Olha que subo mesmo, hein!" Depois de um burburinho, a porta do trio elétrico abre e alguém me puxa escada acima. Não moro mais em Niterói, mas ainda conheço muita gente. Esqueci de contar. Eu sou assim ó com as lideranças do movimento GLBTTTTTTT municipal. Desde a época que ninguém nem pensava em organizar a Parada. Desde a época em que se fazia reunião na escadaria interna do DCE da UFF. Desde a época em que eu ia a pé do meu colégio até o Liceu. Desde a época em que eu vestia a camisa do Cejota pra não pagar passagem de ônibus. Desde a época de muitas outras coisas. Com tudo isso, o mínimo era me deixarem dar pinta lá do alto... Ainda teve um abusado que gritou: "Pra entrar, custa 35 reais." Uma voz sensata corrigiu: "Não... Dele não, né..." Ai... Ai... Dá licença. Não que fosse importante subir no trio elétrico sem pagar nada. O importante mesmo pra mim foi perceber que, de alguma forma, eu ainda tenho um certo reconhecimento na minha própria cidade.

Dancei muito. O clima estava ótimo! Abracei muitas pessoas queridas. Mas o mais legal, o mais legal meeeeesmo foi quando a minha mãe apareceu lá em baixo! Toda feliz! Saltitante! Chegou até a correr pra acompanhar o carro. Linda! A mais linda da praia! Dei tchau, mandei beijo e fiz questão de mostrar pra todo mundo! "Olha ali! É a minha mãe!" Bem filho coruja. Logo depois, também mandei muitos beijos pra família de um amigo muito querido. Na verdade, a família toda é muito querida. Tenho um amor especial por todos e há um tempo eu não aparecia por lá. Mesmo de longe, foi bom ter visto todo mundo, mas a saudade bateu mais forte. Tenho que fazer uma visita com calma.

O evento foi ótimo! A festa é sim um modo de protestar, de reivindicar e de lutar por direitos. Essa coisa de passeata com cara de depressão é uma chatice. Até porque, sejamos honestos, todo mundo sabe que os atos políticos sempre tiveram muito de celebração. Beijo na boca, bebida, sexo e música sempre estiveram lá. Nem que fosse atrás das câmeras fotográficas. Mais uma vez, a sinceridade ao lado da diversidade. E que continue assim.

Adeus

2 comentários:

Anônimo disse...

NEM IDÉIA DE ONDE ACHEI SEU BLOG :)


SÓ SEI QUE TENHO LIDO FAZ TEMPO...RS

EU GOSTO :)

BJO!!!

Anônimo disse...

A parte dos amigos eh a melhor!!!
eu era um deles \o/

Agora qnto a parada... não lembro de mt coisa!